Veja a tirinha e vamos iniciar nosso fórum. Deixe sua opinião.
Desde o início da reforma psiquiátrica, com o advento da luta antimanicomial, podemos identificar uma considerável reformulação da assistência em Saúde Mental, que, para oferecer um tratamento não asilar/hospitalocêntrico e também não excludente, tem investido significantemente nos “serviços de atenção à crise”, dentre eles os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Como você entende a crise para além do conceito hospitalocêntrico?
O enfermeiro cumpre o papel dentro do processo de enfermagem no centro cirúrgico, quando escuta os anseios e dúvidas do paciente que está deitado em uma cama pronto para ser modificado, alterado (operado) e reduz essas dúvidas promovendo tranqüilidade e paz. Somente os seres humanos podem realizar essa tarefa, os equipamentos com alta tecnologia não chamam o paciente pelo nome tocam as mãos nem os acolhem calorosamente.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarConcordo com você Ana Rosa ,o enfermeiro desempenha um papel muito importante ele tem o dom de ser um anjo e de se sensibilizar com a dor do outro(pessoa) e tenta da melhor maneira ajudar da melhor forma fazendo um elo de ligação entre o paciente e ou do seu familiar, tentando compreender e ajudar.
Eliminara ciência e a tecnologia têm avançado igualmente, juntamente o profissional de enfermagem deve avançar seus conhecimentos em busca da melhor qualidade na assistência ao paciente que está aflito em uma cama no pré-operatório e seus familiares em um sala de espera, é necessário estimular novos conhecimentos e avanços tecnológicos visando o melhor para o cliente.
ResponderEliminarEu discordo de que a ciencia e a tecnologia seguem avanços igualitários. Na ciencia, o compartilhamento do conhecimento com a sociedade se dá mediante sua comunicação (SANTOS; NORONHA, 2013), já avanço da tecnologia tem influenciado a economia mundial, e por conta disso, as relações de mercado e pessoais já não são mais as mesmas (SOUSA E CARVALHO, 2011). Eu diria que a ciencia contribui para o avanço da tecnologia, isto é, o conhecimento é que faz com que novas tendências sejam administrada, o qual pode ser beneficiado pelas interfaces que permitem a pesquisa e a construção coletiva da aprendizagem.
EliminarQuem acolhe os pacientes no centro cirúrgico geralmente é o enfermeiro ele tem que ir além da tecnologia, ele tem que ser humano respeitando a individualidade de cada um sendo cortês, educado e compreensivo,buscando entender os anseios do pacientes.
ResponderEliminarA equipe de enfermagem deve envolver o cliente na própria situação, de modo que ele participe do processo e expresse o que está sentindo e como gostaria de ser tratado.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSegundo Cruz et al (2004) para muitos profissionais a tecnologia em Centros Cirúrgicos (CC), está associado apenas à ideia de equipamentos ou materiais. E a tecnologia em CC, também está associado no papel do enfermeiro que passa pelo o conhecimento, habilidade, experiência, ensino e normas de organização que são aplicáveis à atividade humana e à ciência que trata das técnicas. Sendo esse processo de enfermagem que garanta a integridade do cuidado e a humanização da assistência.
ResponderEliminarEzequias você foi muito feliz em sua argumentação, pois os recursos tecnológicos são essenciais para a garantia dos avanços nos procedimentos cirúrgicos, tendo como objetivo diminuir os erros, as falhas técnicas com foco na qualidade integral do paciente durante o ato cirúrgico.
ResponderEliminar