Cuidando do Cuidador em Enfermagem, uma reflexão.

Quando falamos em Enfermagem, nos reportamos a  sua precursora Florence Nightingale, que se dedicou ao cuidado, sendo esta missão o nosso fazer que se transpôs como ciência. Assim, sendo o cuidado na enfermagem um ato de devoção, competência e rigor  exige dos profissionais jornadas árduas de plantões, exaustivas e sobrecarga de tarefas, rotinas rigorosas e déficit de insumos e equipamentos, o contato com o sofrimento, a dor e o luto alheio, sem esquecer a má remuneração da classe. Analisando o artigo científico: "Cuidando do cuidador: percepções e concepções", de Vieira( 2007), buscamos refletir acerca dessa temática, reflexões sobre as relações de cuidado dos profissionais de Enfermagem e a interação destas, nas relações da própria pessoa com outra pessoa, ou seja, do “cuidador” com o “ser cuidado”. Dessa forma, como poderíamos estimular a percepção dos profissionais da equipe de enfermagem, enquanto cuidadores, para promoção do cuidado de si?

Comentários

  1. O auto cuidado ou cuidar de se, representa a essência da existencia humana. Ja o cuidar do outro representa a essência da cidadania, do desprendimento, da doaçao,do amor no entanto para darmos o nosso melhor precisamos esta bem porque o que vai para o outro é o que transborda em nós!

    ResponderEliminar
  2. como uma atitude e característica primeira do ser humano, o cuidado revela a natureza humana e a maneira mais concreta de ser humano.

    ResponderEliminar
  3. como uma atitude e característica primeira do ser humano, o cuidado revela a natureza humana e a maneira mais concreta de ser humano.

    ResponderEliminar
  4. segundo a autora enfermeira e psicóloga Olga Guilhermina Dias,A humanização do atendimento supõe encontro entre sujeitos que compartilham saber,poder e experiencia vivida,o que implica transformações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visto isso, percebe-se que cada intervenção tem sua razão de ser, sendo esta a particularidade do trabalho do psicólogo. Portanto, entende-se que o lúdico tem suas potencialidades se usado através de diversas atividades.

      Eliminar
  5. A enfermagem é a ciência e a arte de assistir ao ser humano, no atendimento de suas necessidades básicas, de torna-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, de recuperar, manter e promover sua saúde em colaboração com outros cuidados. O enfermeiro cumpre o papel primordial dentro do processo de enfermagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Contudo o cuidado ao cuidador é essencial para proporcionar um cuidado efetivo haja vista que quando o cuidador se sente bem espiritualmente, fisicamente, e mentalmente, este se torna mais acessível no processo de ouvir, atender, e portanto cuidar.

      Eliminar
  6. A pessoa humana nasce com potencial para o cuidado e isso significa que todas as pessoas são capazes de cuidar. Evidentemente, essa capacidade será melhor ou menos desenvolvida de acordo com as circunstâncias em que for exercida durante as etapas da vida.

    ResponderEliminar
  7. O cuidador deve ter em mente que ele tem que cuidar das pessoas como o mesmo queira ser cuidado. Então tem que senti-se bem de corpo e espírito para promover saúde, mas para isso é necessário a colaboração de todos para que o enfermeiro consiga desenvolver melhor seu papel.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Veja a tirinha e vamos iniciar nosso fórum. Deixe sua opinião.