E o TOC é assim...
O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência causando acentuada ansiedade ou desconforto e obrigando o indivíduo a executar rituais ou compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões, com a intenção de afastar ameaças (contaminação, a casa incendiar), prevenir possíveis falhas ou simplesmente aliviar um desconforto físico. No TOC os indivíduos procuram ainda evitar o contado com determinados lugares (por exemplo, banheiros públicos, hospitais, cemitérios), objetos que outras pessoas tocam (dinheiro, telefone público, maçanetas) ou até mesmo pessoas (mendigos, pessoas com algum ferimento) como forma de obter alívio dos seus medos e preocupações.
Fiquei alucinada com esse vídeo. É incrivel o fato dela não conseguir parar de fazer tricô, é tanto que ela usa até o proprio cabelo para dar continuidade e no final mesmo sem linha e sem cabelo ainda continua fazendo o gesto de quem está a tricotar. Creio que ela estava competindo com ela mesmo.
ResponderEliminarÉ bem interessante mesmo, Esli. Mas realmente tem gente assim mesmo, e o TOC pode ser percebido até mesmo em crianças.
EliminarElis bem interessante mesmo, mas acho que ela estava competindo com sua mente. isso me fez lembrar do ID onde nosso psique nos domina, somos dominado pelo desejo, e não conseguimos o EGO principio da realiddade.
EliminarO TOC é um problema de saúde publica grave que ao meu ver é pouco levado a sério, é muito simples você virar para o lado e dizer pra uma pessoa que sofre deste transtorno pra ela largar a mão de ser louca e deixa de mania, o que muitos não entendem é que aquilo não é uma simples mania é uma compulsão, podemos ver isso bem nítido no vídeo, a personagem não para de tricotar nem quando acaba a linha. Não há quem não tenha experimentado alguma vez um comportamento compulsivo mas se ele se repete a ponto de prejudicar a execução de tarefas rotineiras, a pessoa pode ser portadora de TOC e precisa de tratamento, lembrando que é de suma importante o profissional de saúde esclarecer o paciente e sua família sobre as características da doença. Quanto mais a par estiverem do problema, melhor funcionará o tratamento.
ResponderEliminarEliane ele não é levado a sério pelo simples fato do desconhecimento e pela falta de informação, pois muitas pessoas acham que é frescura a repetição de vários movimentos e até mesmo caçoam, havendo um certo preconceito.
EliminarFiquei impressionada, quando acabou a linha, ela usou o proprio cabelo, e mesmo sem cabelo suficiente pra tricotar, ficou fazendo gestos como se tivesse tricotando. ela não se controlava.
ResponderEliminarTudo bem que é interessante e impressionante, mas na minha concepção isto não é um TOC e sim uma mania, pois quem tricota sempre procura tricotar cada vez mais virando um hábito de bem estar e prazer.
EliminarEsli, então o que seria o TOC para você? Você afirma que a senhora do filme tem "mania" de tricotar, mas será que não virou um ritual essa "mania de tricotar"? Na minha concepção e pelo que a professora afirmou sobre o TOC a personagem tem características sim do TOC como, por exemplo, a obsessão que ela tinha por terminar o tricô, usou até mesmo o próprio cabelo.
EliminarFiquei impressionada, quando acabou a linha, ela usou o proprio cabelo, e mesmo sem cabelo suficiente pra tricotar, ficou fazendo gestos como se tivesse tricotando. ela não se controlava.
ResponderEliminarRealmente fiquei surpresa quando vi esse video ja mais imaginei que ela iria tricotar sem proprio cabelo,esse tipo de transtorno, realmente precisa de um acompanhamento muito importante dos profissionais. como deve ser dificil uma pessoa ser assim.portadora de TOC.
ResponderEliminarao ver o vídeo ,pude notar gestos que se repetem a te o extremo .E,posso constatar a presença dos distúrbios ,ou seja,do TOC.
ResponderEliminarCom descrições datando da Idade Média, o TOC teve a sua etiologia atribuída aos mais variados fatores, desde "possessão demoníaca" até conflitos emocionais da infância (Freud, no início do século XX), prejuízo na circulação cerebral (Ball, no final do século XIX) e danos neurais subjacentes (Esquirol, na primeira metade do século XIX).
ResponderEliminarMonteserra Braga, também fico imaginando como deve ser esse mundo tão peculiar.Mas acho que o melhor a fazer e tentar intender e aprender a respeitar e, como futuros profissionais de saúde estamos aí pra tentar fazer acontecer esse conceito.
Fernando Luis concordo com você temos que entender e compreender que todos podemos passar por isso, e como profissionais ter uma mente ampla para o assunto. Nos como profissionais devemos fazer com que a sociedade entenda, e conheça sobre o assunto, para que venha a se cuidar mais cedo.
EliminarTOC é um tipo de transtorno que influencia muito na vida do cliente no dia-a-dia,tanto no trabalho,família,amigos e relacionamentos por determinar um tempo bem considerável para seus afazeres.
ResponderEliminarAcredito que o TOC chamado como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (“TOC”) é uma doença em que o indivíduo apresenta obsessões e compulsões, ou seja, sofre de idéias e/ou comportamentos que podem parecer absurdas ou ridículas para a própria pessoa e para os outros e mesmo assim são incontroláveis, repetitivas e persistentes. A pessoa é dominada por pensamentos desagradáveis que podem possuir conteúdo sexual, trágico, entre outros que são difíceis de afastar de sua mente, parecem sem sentido e são aliviados temporariamente por determinados comportamentos. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população. Por causa disso, é preciso bons cuidados de profissionais da saúde.
ResponderEliminarAchei bem interessante esta assistindo esse vídeo, recordo- me que fiz um comentário no seminário das meninas por ser a primeira vez que estava sobre o assunto, procurando entender um pouco melhor sobre o assunto, percebo que conhecemos sobre o TOC, só que nos referimos a manias, que podem aumentar e se torna uma doença grave, muitas vezes deixando a pessoa impossibilitada de trabalhar, se relacionar, causando medo, culpa, ansiedade. por não ser conhecida e por achar que não é uma doença faz com que essa pessoa não procure tratamento.
ResponderEliminarde fato até nos mesmo talvez temos passado por isso de forma leves, só que conseguimos controlar nosso pensamento.
Interessante esse video ele relata um pouco de nossas manias em fazer e refazer certas coisa mas como não conhecemos o que TOC achamos que o que fazemos e super natural,mas como estamos tendo outros conhecimentos podemos ver que isso pode ate virar uma doença grave e ter consequencias ruim no decorrer da vida.
ResponderEliminarInteressante esse video ele relata um pouco de nossas manias em fazer e refazer certas coisa mas como não conhecemos o que TOC achamos que o que fazemos e super natural,mas como estamos tendo outros conhecimentos podemos ver que isso pode ate virar uma doença grave e ter consequencias ruim no decorrer da vida.
ResponderEliminarInteressante esse video ele relata um pouco de nossas manias em fazer e refazer certas coisa mas como não conhecemos o que TOC achamos que o que fazemos e super natural,mas como estamos tendo outros conhecimentos podemos ver que isso pode ate virar uma doença grave e ter consequencias ruim no decorrer da vida.
ResponderEliminar